Quem Somos

Solidariedade Social desde 1978

A nossa História

A ​Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Beja, CRL. adiante designada de CERCIBEJA, é uma organização equiparada a Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por finalidade a solidariedade social, a educação e o desenvolvimento de actividades de apoio em diferentes domínios de intervenção a crianças, jovens e adultos com deficiências e incapacidades ou com problemas de inserção sociocultural, visando a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania, designadamente, no quadro da promoção do direito à igualdade de oportunidades. Foi fundada em 1978 e tem a sua área de actuação no concelho de Beja e concelhos limítrofes (Aljustrel, Alvito, Barrancos, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Serpa e Vidigueira).

 

Missão

É nossa missão apoiar públicos socialmente excluídos ou em risco, no sentido da defesa dos seus direitos de cidadãos, na sua inserção social e profissional e na satisfação sustentável do seu bem-estar através da prestação de serviços orientados pela satisfação das necessidades dos clientes, em conformidade com as suas expectativas e sempre que possível envolvendo todos os stakeholders e parceiros.

Visão

Organização de referência na defesa da cidadania e na prestação de serviços orientados para pessoas socialmente excluídas ou em risco, com qualidade, inovação e sustentabilidade, com pleno respeito pelos valores e princípios orientadores e pela cultura da organização, e com fortes parcerias com todos os intervenientes da comunidade nacional e local (stakeholders).

 

Valores

 Dignidade

A dignidade da pessoa humana reflecte-se na aceitação de cada um de nós enquanto Ser Humano.

Respeito

Este princípio deve estar presente em toda a intervenção proporcionada, ou seja, o respeito por si mesmo e pelo outro enquanto pessoa.

Individualidade

Reconhecer e respeitar a diferença de cada um dos clientes, considerar as suas capacidades e interesses, é um valor fundamental no seu bem-estar.

Autonomia

Promover a autonomia do cliente, a qual deve ser fomentada por todos os funcionários, de forma a permitir o seu crescimento/desenvolvimento enquanto pessoa responsável por si mesmo.

Capacidade de Escolha

Os clientes devem ser estimulados e encorajados a fazer escolhas e tomar decisões.

Privacidade e Intimidade

Deve ser respeitada a privacidade e intimidade de cada cliente.

Confidencialidade

Este princípio deve ser fomentado por todos os funcionários, da instituição, os quais devem respeitar a história de vida de cada um dos clientes.

Igualdade

A igualdade de género e de oportunidades estão fortemente representadas nos cuidados a prestar.

Participação

Os clientes deverão ter sempre uma participação activa na vida do lar, nomeadamente, na elaboração do regulamento interno, plano de actividades e decisões que afectem o seu quotidiano.