Pretendemos ser uma Organização de referência na defesa da cidadania e na prestação de serviços orientados para pessoas socialmente excluídas ou em risco, com qualidade, inovação e sustentabilidade, com pleno respeito pelos valores e princípios orientadores e pela cultura da organização, e com fortes parcerias com todos os intervenientes da comunidade nacional e local.

É nossa missão apoiar públicos socialmente excluídos ou em risco, no sentido da defesa dos seus direitos de cidadãos, na sua inserção social e profissional e na satisfação sustentável do seu bem-estar através da prestação de serviços orientados pela satisfação das necessidades dos clientes, em conformidade com as suas expectativas e sempre que possível envolvendo todos os parceiros.

Os principais valores da instituição são:

- Dignidade: a dignidade da pessoa humana reflete-se na aceitação de cada um de nós enquanto Ser Humano.

- Respeito: este princípio deve estar presente em toda a intervenção proporcionada, ou seja, o respeito por si mesmo e pelo outro enquanto pessoa.

- Individualidade: reconhecer e respeitar a diferença de cada um dos clientes, considerar as suas capacidades e interesses, é um valor fundamental no seu bem-estar.

- Autonomia: promover a autonomia do cliente, a qual deve ser fomentada por todos os funcionários, de forma a permitir o seu crescimento/desenvolvimento enquanto pessoa responsável por si mesmo.

- Capacidade de escolha: os clientes devem ser estimulados e encorajados a fazer escolhas e tomar decisões.

- Privacidade e intimidade: deve ser respeitada a privacidade e intimidade de cada cliente.

- Confidencialidade: este princípio deve ser fomentado por todos os funcionários, da instituição, os quais devem respeitar a história de vida de cada um dos clientes.

- Igualdade: a igualdade de género e de oportunidades estão fortemente representadas nos cuidados a prestar.

- Participação: os clientes deverão ter sempre uma participação ativa na vida do lar, nomeadamente, na elaboração do regulamento interno, plano de atividades e decisões que afetem o seu quotidiano.